Desmatamento será tema de debate com Hamilton Mourão na terça-feira

Da Redação | 09/07/2020, 19h33

O Senado vai realizar na próxima terça-feira (14), a partir das 16h, audiência por videoconferência com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Ele vai debater as ações do governo federal para enfrentar o desmatamento na Amazônia, além de responder a questionamentos dos senadores. O convite partiu dos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Telmário Mota (Pros-RR). 

— Em audiência com o vice-presidente, general Mourão, já no início de março, solicitei essa sessão temática para que nós parlamentares possamos conhecer as diretrizes do Conselho Nacional da Amazônia e colaborar naquilo que for possível para aprimorar o plano de trabalho, com a finalidade de preservar a nossa Amazônia e, ao mesmo tempo, garantir o desenvolvimento sustentável da região — disse Telmário.

Coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista no Senado, Eliziane quer que o governo explique o alto índice de desmatamento e os focos de incêndio na região. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as queimadas na Amazônia em junho atingiram o maior índice para o mês nos últimos 13 anos. A senadora acusa o Executivo de agir com “desleixo”.

— O Senado não pode silenciar num momento em que parte significativa do maior patrimônio natural do nosso país está sendo queimado – disse ela na segunda-feira (6), ao defender a aprovação do requerimento para a audiência com o vice-presidente.

Mourão preside desde o início do ano o Conselho Nacional da Amazônia Legal, responsável pela gestão do Fundo Amazônia, que recebe investimentos de empresas e de outros países para ações de preservação da floresta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)