Jayme Campos elogia novo marco legal do saneamento básico

Da Rádio Senado | 25/06/2020, 15h08

O senador Jayme Campos (DEM-MT) elogiou, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), a aprovação do novo marco legal do saneamento básico pelo Senado. Para ele, o PL 4.162/2019 é de grande relevância social. 

Jayme Campos afirmou que a universalização dos serviços de saneamento é aguardada há décadas pelos brasileiros. Segundo ele, quase 100 milhões de pessoas vivem sem coleta de esgoto e mais de 30 milhões, sem abastecimento de água.

Para o senador, a atual crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus torna ainda mais urgente as mudanças propostas, já que saneamento básico também é questão de saúde pública. 

— O avanço na área vai ajudar a reduzir a pressão no Sistema Único de Saúde (SUS) e será crucial para a retomada do crescimento econômico após a crise. O investimento em saneamento vai propiciar um salto notável para o Brasil na questão de geração de emprego. De acordo com levantamento do setor produtivo, R$ 1 bilhão investido em  saneamento geraria aproximadamente 60 mil novos postos de trabalho no país.

Ainda segundo o senador, a expectativa é que a participação de empresas privadas atraia mais de R$ 700 bilhões em investimentos para o setor até 2033.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)