Evento sobre invisibilidade feminina apresenta livro de escritora do século 20

Da Comunicação Interna | 16/06/2020, 16h06

Evento ao vivo (live) nesta quarta-feira (17), às 18h, marcará o lançamento on-line do livro Mármores, de Francisca Júlia da Silva (1871-1920), parte da coleção Escritoras do Brasil, organizada pela Biblioteca do Senado, que reedita obras literárias em domínio público. A live contará com a participação da diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e da escritora, dramaturga e poeta brasileira Cristiane Sobral, convidada para falar sobre invisibilidade feminina. O evento será transmitido pelo perfil do Senado no Instagram: @senadofederal.

— Francisca Júlia da Silva era uma mulher à frente de seu tempo. Ela trabalhou incansavelmente para ter uma carreira de sucesso dentro de um cenário predominantemente masculino. Ela é uma das escritoras que, apesar da relevância e qualidade dos temas tratados, foram esquecidas pela sociedade conservadora da época em que viveram — ressaltou Illana.

Cristiane Sobral destaca que o evento será uma oportunidade para falar da importância da mulher na literatura, uma vez que a literatura brasileira é majoritariamente masculina.

— Estudos da professora Regina Dalcastagne, da Universidade de Brasília [UnB], comprovam que a literatura nacional é predominantemente masculina, branca e de elite e, quando se fala de autoras negras, essa ausência é ainda maior — ponderou Cristiane.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)