Veneziano celebra aprovação de texto que suspende reajuste nos preços de remédios

Da Rádio Senado | 03/06/2020, 16h09

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) comemorou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), a aprovação do projeto que suspende reajuste nos preços de medicamentos por 60 dias e no valor dos planos de saúde por 120 dias (PLS 1.542/2020).

A proposta, que segue para análise da Câmara dos Deputados, complementa a MP 933/2020, editada no final de março, que já havia suspendido o reajuste dos preços de medicamentos por 60 dias.

Para Veneziano, não há razões para aceitar que, num momento de pandemia, com reflexos econômicos e sociais, a população, já penalizada com o desemprego ou com a redução de renda, também sofra com o aumento de preços de medicamentos e de planos de saúde.

— Até em razão de sabermos que esses dois segmentos têm tido, historicamente, percentuais que lhes garantem ao longo do tempo valores muito maiores que os percentuais inflacionários. Em outras palavras, não será, portanto, esse período suficiente para que os mesmos se sintam prejudicados — disse.

O senador ainda defendeu a aprovação do projeto que estabelece ações emergenciais ao setor cultural durante a pandemia (PL 1.075/2020). Ele lembrou que esse segmento não se restringe a intérpretes, técnicos e compositores, mas envolve uma gama de trabalhadores Brasil afora que não foi contemplada com o auxílio emergencial de R$ 600.

— Na próxima quinta-feira (4), portanto, haveremos de discutir e há uma consensualização entre todos nós, senadoras e senadores, para que o aprovemos. Afinal, seria um gesto e um ato de insensibilidade se nós assim não nos posicionássemos favoravelmente a tantos e tantos brasileiros que estão carecendo dessa ajuda —disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)