Paim critica governo federal por ausência de dados sobre desemprego

Da Redação | 04/05/2020, 18h46

Em pronunciamento feito no sábado (2), o senador Paulo Paim (PT-RS) criticou o governo federal pela desorganização na divulgação de dados sobre emprego. Ele ressaltou que isso dificulta o acompanhamento dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre a situação do país.

— Para se ter uma ideia, desde janeiro o governo federal não divulga os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Isso é um escândalo — protestou ele, acrescentando que "não sabemos quantos foram demitidos nesse período, quantos conseguiram o seguro-desemprego, quantos foram solicitados e liberados, nem [somos informados] sobre os números do abono por suspensão do trabalho nesse período".

Paim disse que até o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enfrenta dificuldades para realizar pesquisas.

Não estamos sendo informados sobre os números reais do desemprego e da situação do país — alertou.

Entidades trabalhistas

O senador lamentou ainda a extinção dos ministérios do Trabalho e da Previdência Social, que aconteceu em anos anteriores. Para ele, isso contribuiu para enfraquecer e desarticular a luta das classes trabalhadoras.

— Essas entidades foram criadas ao redor do mundo, e não só no Brasil, para equilibrar a balança afirmou, acrescentando que os sindicatos permitem o diálogo entre trabalhadores e empregadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)