Senado é iluminado de verde em memória a vítimas de acidentes de trabalho

Da Comunicação Interna | 27/04/2020, 19h40

A partir desta segunda-feira (27), o Senado iluminará com a cor verde sua cúpula e seu edifício principal para destacar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que serão celebrados nesta terça-feira (28).

As luzes verdes ficarão acesas até 1º de maio. A iniciativa da homenagem foi do senador Paulo Paim (PT-RS). 

Estimativas de 2019 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) indicam a cada ano são registrados cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Ainda de acordo com essa entidade, entre os trabalhadores mortos há muitas crianças, vítimas de condições precárias de trabalho.

Realidade brasileira

No Brasil, a estimativa é que, até o ano passado, mais de R$ 46 bilhões teriam sido gastos com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente e pensões por morte de trabalhadores vítimas de más condições de trabalho. Conforme o Tribunal Superior do Trabalho (TST), pelo menos três mil trabalhadores morrem anualmente no país no exercício da profissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)