Jayme Campos propõe fim do fundo eleitoral para destinar recursos à saúde

Da Rádio Senado | 23/04/2020, 15h42

O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou nesta quinta-feira (23) em pronunciamento ter apresentado um projeto de lei para extinguir o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (o fundo eleitoral instituído pela Lei 13.487, de 2017) e realocar seus recursos em áreas mais necessitadas, em especial a da saúde. Ele ressaltou que a pandemia de covid-19 gerou uma situação grave e o momento exige grandeza, solidariedade e espírito público. 

O parlamentar lembrou que o valor do chamado “fundão” foi definido em R$ 2 bilhões para as eleições municipais deste ano, quantia que permitiria a construção de 200 hospitais de campanha, como o erguido pelo governo federal no estado de Goiás. 

— A inversão de prioridades é, portanto, absurda. Em um país com tantos problemas estruturais, desemprego em alta, educação precária e saúde pública com risco de colapso, não é razoável e muito menos aceitável a destinação de verbas públicas para bancar eleições.

Jayme Campos disse que por princípio é contrário ao “fundão" eleitoral e que não está propondo apenas sua suspensão durante a pandemia, mas sua extinção definitiva. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)