Consultor fará live para esclarecer dúvidas sobre redações do Jovem Senador

Da Comunicação Interna | 23/04/2020, 19h12

O programa Jovem Senador vai promover na quarta-feira (29), às 17h, no Instagram, uma live com o consultor legislativo Ronaldo Teixeira Martins, que dará dicas sobre como escrever uma boa redação. O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio de escola pública que participarão do concurso de redação que vai selecionar 27 alunos para atuar como jovem senador por uma semana em Brasília.

Segundo Herivelto Ferreira, responsável pela Coordenação de Gestão de Eventos do Senado, o objetivo é investir cada vez mais em redes sociais para que a ausência dos alunos nas escolas, devido à covid-19, não interfira na produção das redações e altere o calendário do programa Jovem Senador.

— A gente tem ciência da situação, mas como o projeto só acontece no final do ano, a expectativa é que ele seja realizado — disse Herivelto.

Será a segunda live de Ronaldo Teixeira Martins, que é consultor na área de pronunciamentos. A primeira, realizada na quarta-feira (22), foi acompanhada por cerca de 200 pessoas e pode ser vista no perfil do Jovem Senador no Instagram. Ele iniciou a apresentação lembrando que o tema deste ano — Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania — é duplo. Por isso, disse o consultor, é preciso ter cuidado para não abordar apenas um deles, ou adolescência ou cidadania.

— É importante que o candidato focalize a relação entre os dois conceitos, que procure uma intersecção entre eles, mostrando o que os dois temas têm em comum — sugeriu.

Texto do consultor com várias outras dicas está disponível no site do Jovem Senador e pode ser lido aqui.

Redes sociais

Iniciativas como essa têm contribuído para aumentar o número de seguidores do perfil do programa no Instagram. Entre 29 de fevereiro e 20 de abril, por exemplo, o aumento foi de 170%. Para Antônio Carlos Burity, chefe do Serviço de Eventos Administrativos, o conteúdo da página ajuda o estudante do ensino médio não apenas a participar do Jovem Senador, mas também do Enem.

Os kits com a folha de redação, o regulamento e a carta do senador Irajá (PSD-TO), presidente da comissão organizadora do programa, será enviado às escolas após a volta às aulas. Todo o material está pronto, de acordo com Burity.

O prazo para as escolas enviarem as redações escolhidas pelos professores à secretaria de educação do respectivo estado termina em 14 de agosto. As secretarias selecionarão três redações e as enviarão ao Senado até 18 de setembro. Os nomes dos 27 estudantes vencedores do concurso serão anunciados em 6 de outubro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)