Estiagem no Rio Grande do Sul causa prejuízos aos agricultores, diz Heinze

Da Redação | 03/04/2020, 15h07

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) parabenizou o Congresso Nacional, nesta sexta-feira (3), pela realização das sessões remotas, inéditas, que aprovaram várias matérias importantes na área de saúde. Entre elas está a que reconhece o estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus (PDL 88/2020). Heinze também elogiou o governo federal pelo trabalho desempenhado ao enviar medidas de socorro para atender a população.

De acordo com o senador, além da crise provocada pela covid-19, que prejudica a economia do país, o Rio Grande do Sul enfrenta uma forte seca, que preocupa milhares de produtores rurais por estar causando grandes prejuízos à agricultura. Heinze afirmou que está em contato com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, e da Economia, Paulo Guedes, na busca de medidas que possam ajudar os agricultores.

— Nós estamos trabalhando em medidas que possam ajudar os milhares de produtores gaúchos que sofreram com a estiagem: pessoal ligado à soja, ao milho, ao leite, às frutas, ao fumo, ao arroz, enfim, a todas as atividades que sofreram e sofrem com a estiagem deste ano. São mecanismos e medidas que poderão ajudar a minimizar os enormes prejuízos sofridos pelo estado. São mais de R$ 15 bilhões que os produtores não terão para honrar seus compromissos este ano. São recursos que não circulam nos municípios gaúchos e cuja falta vai abalar a própria economia do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)