Senado e Itamaraty se unem na tentativa de trazer brasileiros de volta ao país

Milena Galdino | 20/03/2020, 20h59

A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) e o Ministério das Relações Exteriores anunciaram há pouco um esforço conjunto para dar celeridade à volta de brasileiros que estão fora do país tentando regresso. O Itamaraty divulgou linhas de emergência para que façam contato na tentativa de que o retorno seja arranjado o mais breve possível por meio de voos comerciais (ver telefones abaixo).

Vice-presidente da CRE, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) explicou à Agência Senado que a comissão tem recebido notícias de dezenas de brasileiros que tiveram voos de retorno cancelados pelas próprias companhias aéreas ou pelo fechamento de fronteiras dos países onde estão.

 Há muitos brasileiros desamparados, sem saberem o que fazer, sem dinheiro. Muitos deles tentando voltar, e as empresas aéreas não estão contribuindo, elas estão dificultando o que poderiam facilitar  afirmou na noite desta sexta-feira (20).

Marcos do Val explicou que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, montou grupos de ajuda emergencial em cada continente para atuar junto às embaixadas e divulgou celulares de emergência especificamente para os casos de retorno ao país.

 As embaixadas e os consulados tiveram o funcionamento alterado por conta da pandemia, e as pessoas não conseguiam falar com essas representações. Mas agora foi montada essa estrutura para coordenar a transferência dessas pessoas  garantiu o senador, que está à frente da CRE porque o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se recupera da Covid-19.

Peru

Marcos do Val explicou que uma das maiores preocupações era com um grupo de 422 turistas isolados numa localidade no Peru, de onde não está saindo transporte até Lima. É na capital que os aviões estão chegando para resgatar os brasileiros. Segundo o senador, o Itamaraty conseguiu intermediar a situação e essas pessoas estão sendo aguardadas em Lima neste sábado (21) para serem, então, trazidas ao Brasil. Ele também mencionou o esforço para trazer um grupo que se encontra em Portugal.

 Agora é preciso ter calma, porque o pânico nessa hora só piora  aconselhou Marcos do Val, acrescentando que a CRE não tem conhecimento de brasileiros com sintomas ou infectados pelo coronavírus nesses locais.

Ele lembrou que essa é uma situação nunca antes vivida por nenhum país e que o novo requer montar toda uma estrutura para dar vazão, emergência e velocidade para trazer os brasileiros "que estão fora da sua pátria, longe da família".

 Isso vai acontecer em breve  tranquilizou.

Telefones

Celulares de plantão do Gabinete de Crise:
Américas:
+55 61 98260-0610
Europa:
+55 61 98260-0787
África e Oriente Médio:
+55 61 98260-0568
Ásia e Oceania:
+55 61 98260-0613
Celulares de plantão dos postos no exterior:
http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/no-exterior/plantao-consular

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)