Política econômica do governo piora crise do coronavírus, diz Humberto Costa

Da Redação | 20/03/2020, 17h55

O senador Humberto Costa (PT-PE) destacou, em pronunciamento nesta sexta-feira (20), sua preocupação com a provável recessão que o Brasil deverá enfrentar em razão da pandemia do coronavírus. O parlamentar também atribuiu o mau desempenho da economia aos “equívocos” do governo. O senador criticou as medidas de redução do tamanho do Estado e de ajuste fiscal, obstáculos para o país neste momento de crise.

— Por exemplo, agora que se fala das dificuldades do setor público de saúde, é bom dizer que graças à Emenda 95 [de 2016], que estabeleceu o teto dos gastos, a área da saúde perdeu R$ 22,5 bilhões. [E também] a reforma trabalhista e a reforma da Previdência. Agora que nós estamos vendo a gravidade do que é o trabalho informal, dessa reforma que aumentou a precarização — disse o parlamentar, sugerindo ainda que o governo “reveja sua agenda”, que inclui a votação de propostas como a PEC dos Fundos Públicos (PEC 187/2019) e a PEC Emergencial (PEC 186/2019), medidas que aprofundam o ajuste fiscal.

Humberto Costa ressaltou que neste mês de março o governo cancelou 158.452 benefícios do Bolsa Família, 61% deles de moradores do Nordeste.

— Reformas como as que estão propostas aí, no mundo todo, está-se fazendo um caminho inverso. Nós temos também que demandar do governo que tenha pena do povo. Não é hora, neste momento, de fazer isso, não é hora de tomar essas medidas que, no meu ponto de vista, em vez de ajudarem, condenam mais ainda ao sofrimento o povo brasileiro — afirmou.

Trabalhadores

Por fim, Humberto Costa cumprimentou os profissionais da saúde, da limpeza urbana e da segurança pública que seguem trabalhando, até com jornadas mais extensas, durante a pandemia.

— Dedicando-se à sociedade, dando pouca atenção, apenas no que é possível, às suas próprias famílias, correndo um risco tão grande. Então, eu quero dar aqui os meus parabéns — concluiu.

O senador ainda cobrou uma solução do Ministério das Relações Exteriores para trazer de volta os brasileiros que estão fora do país, impossibilitados de voltar pelo fechamento de fronteiras por outras nações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)