Pesquisa e divulgação sobre meditação transcendental é tema de debate na CE

Da Redação | 12/03/2020, 19h12

Incentivar pesquisas sobre meditação transcendental no Brasil e divulgar os benefícios dessa técnica para a população. Essas iniciativas foram defendidas por praticantes e especialistas na audiência pública realizada nesta quinta-feira (12) na Comissão de Educação (CE). O debate foi solicitado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que também defende essa prática. Ele afirmou que o país "só tem a ganhar com esse conhecimento".

Segundo os palestrantes, a meditação transcendental — criada foi por Maharishi Mahesh Yogi — vem conquistando adeptos em várias partes do mundo. Eles ressaltaram que a técnica é simples, mas que exige um curso para ser praticada. Também afirmaram que há pesquisas que comprovam os benefícios para o bem-estar de quem medita.

Flávia Miranda Baptista, vice-presidente do Instituto David Lynch, lamentou a ausência de investimentos em pesquisas no país para que se comprovem os efeitos dessa técnica. Segundo ela, a meditação transcendental pode auxiliar as pessoas a lidar com a ansiedade e a depressão, além de contribuir para a redução do número de suicídios e dos índices de criminalidade. Ela também disse que a técnica reforça o sistema imunológico de quem a pratica, o que seria importante, por exemplo, na prevenção de doenças como as causados pelo coronavírus.

— Essa técnica proporciona um repouso fisiológico mais profundo que o sono profundo. Nosso consumo de oxigênio cai 8% durante seis a oito horas de sono. Em 20 minutos de meditação transcendental, esse consumo cai 16%. Esse repouso físico é capaz de dissolver a tensão e o estresse — afirmou.

Argumentos semelhantes foram apresentados por Gregory Sun Kow, professor de meditação transcendental. Ele citou estudos feitos nos Estados Unidos e na Europa que apontam os benefícios dessa prática para a qualidade de vida das pessoas. Segundo Kow, é possível treinar grupos de meditação transcendental, "em uma universidade ou uma escola militar", em um período de seis meses.

— Esse grupo pode promover a melhora da qualidade de vida das pessoas, com a redução de acidentes, homicídios e crimes violentos. É possível — disse ele.

Educação

Masé Nascimento, diretora da sede em Brasília da Associação Internacional de Meditação, defendeu a introdução da meditação transcendental nas escolas — inclusive por meio de projetos de lei.

— Por que não começar essa experiência pelo Senado e pela Câmara? — questionou ela, acrescentando que "há mais de 600 pesquisas comprovando a eficácia dessa técnica".

O senador Eduardo Girão afirmou, durante a audiência, que a prática da meditação transcendental pode trazer benefícios para a população e, inclusive, para os trabalhos legislativos. Ele sugeriu a oferta de cursos para parlamentares, assessores e funcionários do Congresso Nacional. 

— Eu espero, de alguma forma, contribuir com esse trabalho, com todas as minhas limitações, com todas as minhas imperfeições, para que a meditação transcendental possa se desenvolver rapidamente no Brasil — declarou.

Assim como Masé Nascimento, Celso Ivan Conegero também apontou os benefícios da técnica para os estudantes. Ele coordenou cursos de extensão em meditação transcendental na Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

— Muitos pesquisadores na universidade estão fazendo contato com a coordenação do nosso projeto para desenvolver trabalhos específicos — ressaltou Conegero.

Segurança  

O tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Maringá, afirmou que a meditação transcendental trouxe resultados positivos para comandantes e praças. Segundo ele, houve redução de estresse para 77% dos integrantes dos cursos promovidos por sua unidade — e mais de 70% deles apontaram redução no grau de ansiedade. Mas o tenente-coronel também reconheceu que há resistência entre os policiais: isso foi registrado entre 45% dos policiais entrevistados no levantamento que apresentou. Por isso, argumentou, é necessário mais divulgação e conscientização.

— Dentro da minha instituição, 96% desconheciam a meditação transcendental e manifestaram preconceito contra a técnica. Temos de vencer isso — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)