Marcos Rogério: é necessário aprovar medidas para enfrentar o coronavírus

Da Rádio Senado | 12/03/2020, 17h04

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou nesta quinta-feira (12), em Plenário, que neste momento as autoridades de todos os poderes devem deixar de lado suas diferenças para propor e aprovar as medidas necessárias para enfrentar o alastramento do coronavírus.

Uma das ações, segundo o senador, deve ser o encaminhamento de um projeto de lei ao Congresso Nacional, pelo governo federal, para garantir o dinheiro necessário ao enfrentamento dessa crise.

Para Marcos Rogério, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, tem razão ao afirmar que esses recursos têm de ser distribuídos rapidamente.

 Esses recursos serão destinados a estados e municípios, porque o controle e o enfrentamento é feito lá na base, na unidade básica de saúde, nas Upas [Unidades de Pronto Atendimento], nos hospitais de urgência e emergência, nos hospitais brasil afora — disse.

Marcos Rogério concorda com as críticas que Mandetta fez àqueles hospitais particulares e planos de saúde que se recusam a atender os pacientes com suspeita de contágio pelo coronavírus. Para o senador, se isso esse tipo de atitude for comprovado, o Ministério da Saúde deve intervir para garantir o atendimento, sob pena de descredenciamento, pois, nesse caso, essas entidades privadas "não servem para operar no mercado".

Por fim, Marcos Rogério homenageou o Hospital do Amor de Porto Velho, localizado em Rondônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)