Confúcio ressalta a importância da escola durante o surto de coronavírus

Da Rádio Senado | 12/03/2020, 17h06

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) ressaltou, nesta quinta-feira (12), a importância da escola durante o surto de coronavírus no Brasil e no mundo. Para ele, a prevenção é a melhor estratégia de combate.

— O que a escola tem a ver com a prevenção? Tudo, simplesmente tudo! Tenho defendido e me empenhado em divulgar as melhores formas de prevenção contra as doenças transmissíveis, e um dos grupos mais sensíveis é o das crianças que se encontram nas escolas convivendo em grupos — o que é um grande facilitador de contágio. Nessa fase da infância, há uma grande facilidade de aprendizagem, podendo ser introduzidas as práticas saudáveis, como a criação da disciplina, não precisa ser disciplina obrigatória, todos os professores ensinarem a higiene das mãos para as crianças — disse o senador, 

O senador também informou que irá fechar seu gabinete por tempo indeterminado, deixando seus funcionários trabalharem de casa. Confúcio alertou que a quantidade de pessoas que tramita dentro do Congresso Nacional é enorme e é preciso tomar medidas para frear o vírus no país.

Segundo ele, o senador Marcos Rogério (DEM-RO), que é seu vizinho de gabinete, irá tomar a mesma medida.

Dia da escola

Confúcio homenageou ainda o Dia da Escola, data que será celebrada no domingo (15). O senador afirmou que é no ambiente escolar que se intensifica a convivência social e a criança aprende normas e regras, além de novos valores, diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderia aprender em outros contextos. Para ele, as escolas têm que desempenhar um papel fundamental e insubstituível na consolidação das sociedades democráticas, baseadas em conhecimento, justiça social, igualdade, solidariedade e em princípios sociais e éticos irrepreensíveis. Confúcio disse acreditar que uma boa formação escolar é fundamental para que as pessoas possam alcançar um futuro mais sólido, tanto na perspectiva profissional quanto na social.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)