Marcos Rogério manifesta preocupação com propagação do coronavírus

Da Redação | 09/03/2020, 16h48

Em pronunciamento nesta segunda-feira (9), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) se disse preocupado com a propagação do coronavírus no país. Mesmo atento à necessidade de se evitar o alarmismo, o parlamentar disse que a população e as autoridades responsáveis não podem ficar alheias às medidas de prevenção do contágio.

O fluxo de voos internacionais e as grandes áreas de fronteira somados à extensão territorial do Brasil, segundo o senador, são fatores que exigem do governo a definição de estratégias urgentes contra a transmissão. Ao elogiar a atuação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, à frente da ameaça de pandemia mundial, Marcos Rogério informou que encaminhou ofício à pasta questionando se a estrutura e a logística do país estão preparados para enfrentar uma epidemia.

— Está aí o exemplo mais recente da Itália, que demorou para tomar providências no cunho interno com relação a alguns controles, a alguns cuidados, e o índice de mortes cresce muito lá. Então, me preocupa muito esse aspecto. E eu queria fazer essas ponderações. Solicitei ao Ministério da Saúde algumas informações. Assim que chegarem, trarei ao Plenário também. Mas cabe a todos nós, inclusive à sociedade, inclusive às famílias, nos informarmos, adotarmos algumas cautelas para que não tenhamos um prejuízo maior — alertou.

De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, o Brasil já registra dezenas de casos confirmados. No mundo, até a tarde desta sexta-feira são mais de 107 mil casos, com mais de 4 mil mortes em 95 países e territórios. Na Itália, país da Europa com maior número de atingidos pelo vírus, mais de 16 milhões de pessoas estão em quarentena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)