Empoderamento e superação são temas da programação do Março Mulheres 2020

Da Comunicação Interna | 06/03/2020, 22h15

Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (no dia 8), o Senado e a Câmara promoverão uma série de atividades — como palestras e oficinas —no âmbito do Março Mulheres 2020. A partir dos temas empoderamento e superação, serão discutidas as diversas formas de participação da mulher na sociedade.

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destaca que a participação feminina é um assunto presente na Casa durante todo o ano. Para ela, essa atividades são importantes porque servem de incentivo à vida e à carreira das mulheres que atuam no Legislativo.

— O Março Mulheres 2020 traz uma oportunidade de reflexão. E também permite conhecer exemplos de mulheres que superaram os desafios que a vida lhes colocou e que trouxeram, a partir de suas experiências, novas formas de olhar a participação da mulher — declarou ela, acrescentando que "sinônimo de mulher é garra, é superação e também empoderamento".

Entre os eventos a serem promovidos pelo Senado estão: a campanha Voz e Vez da Mulher; a palestra Areia, Suor e Sucesso; o lançamento do livro Mármores; e a roda de leitura intitulada Escritas Insubmissas de Mulheres Negras.

Durante a campanha Voz e Vez da Mulher, entre 10 e 31 de março, ocorrerá com a instalação de cinco painéis na Casa, em locais onde serão coletadas manifestações de mulheres que atuam no Senado. A equipe da Procuradoria Especial da Mulher vai compilar, classificar, publicar e encaminhar essas manifestações às parlamentares e aos órgãos competentes, a fim de que recebam os devidos encaminhamentos.

No dia 12 de março, acontecerá a palestra Areia, Suor e Sucesso, com Jacqueline Silva, também conhecida como Jackie Silva. Ela foi a primeira mulher brasileira a conquistar a medalha de ouro em uma Olímpiada, junto com Sandra Pires, ao competir na modalidade vôlei de praia.

A Biblioteca do Senado, por sua vez, abrigará duas ações do Março Mulheres. Uma delas é o lançamento, no dia 24 de março, do livro Mármores, uma obra de poemas parnasianos, de autoria de Francisca Julia da Silva, poetisa do século XIX. A publicação integra a Coleção Escritoras do Brasil, criada para divulgar escritoras brasileiras.

A outra ação acontecerá no dia 26 de março, com a roda de leitura Escritas Insubmissas de Mulheres Negras — em será discutido o livro Não vou mais lavar os pratos, de Cristiane Sobral. O livro, composto por 123 poemas, aborda temas como infância, negritude e maternidade. A leitura será conduzida pela própria autora, que recebeu o Prêmio FAC 2017 de Culturas Afro-Brasileiras.

Veja aqui a programação do Março Mulheres 2020. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h11 Violência doméstica: Senado aprova o PL 2.510/2020, que obriga moradores e síndicos de condomínios a informarem casos de violência doméstica às autoridades competentes. Texto vai à análise da Câmara dos Deputados.
18h38 Prioridade à mulher: Vai à sanção o PL 2.508/2020, que prioriza a mulher como provedora para receber o auxílio emergencial destinado a família monoparental. Pelo texto, o recurso só vai para o pai quando comprovada a guarda unilateral do dependente.
17h30 Proteção aos bancos: Senado aprova PLV 21/2020, decorrente da MP 930/2020, que protege os bancos com investimento no exterior da perdas por variação cambial. O texto segue para sanção presidencial.
Ver todas ›