Efeitos do vírus Zika no cérebro adulto serão debatidos pela CAS

Da Redação | 06/03/2020, 21h01

Os senadores da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) querem ouvir especialistas sobre os efeitos do vírus Zika no cérebro de adultos infectados. O debate será realizado na quarta-feira (11), a partir das 10h. 

A audiência pública foi solicitada pelo senador Luiz do Carmo (MDB-GO) após uma recente descoberta de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): o vírus Zika pode infectar cérebros adultos, afetando seriamente a memória e a capacidade de comunicação das pessoas, assim como acontece nos portadores do mal de Alzheimer.

“O resultado surpreendeu o mundo científico, pois até então acreditava-se que o vírus só se replicava em cérebros em formação, sendo um dos responsáveis pela microcefalia e outras degenerações neurológicas”, ressaltou o senador.

Duas pesquisadoras que participaram do estudo da UFRJ confirmaram presença na audiência: Fernanda Aragão, neurocientista, e Cláudia Figueiredo, coordenadora da pós-graduação de ciências farmacêuticas da universidade. Além delas, devem debater o assunto Raimunda Azevedo, pesquisadora do Instituto Evandro Chagas, e Leonardo Caixeta, médico do Instituto da Memória em Goiânia.

A reunião será transmitida em tempo real pelo canal da TV Senado no Youtube.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)