Ernesto Araújo explica na quinta-feira posição do Brasil sobre Oriente Médio

Da Redação | 03/03/2020, 15h01

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, comparecerá ao Senado na quinta-feira (5) para prestar informações sobre a posição brasileira em relação ao plano de paz apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o conflito entre Israel e Palestina. O chanceler atende um convite do senador Esperidião Amin (PP-SC), aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE). A audiência pública está marcada para começar às 10h.

Divulgado pelo governo norte-americano no dia 28 de janeiro, o plano prevê o reconhecimento de Israel e Palestina como estados soberanos. Jerusalém permaneceria indivisível como capital israelense, enquanto o povoado de Abu Dis abrigaria a capital do Estado palestino. Lideranças palestinas criticaram a proposta, considerando que ela favorece os interesses de Israel.

Amin destacou que, um dia após a apresentação do plano, o Itamaraty divulgou uma nota de apoio à proposta de Trump. Para o senador, a postura do Itamaraty representa uma “mudança de posição”.

— O Brasil tem uma história de relação tanto com Israel quanto com a Palestina. Nenhum país do mundo tem uma relação tão diplomática, tão intensa. Chamar o ministro para explicar essa mudança da posição do Brasil não significa contestar. Mas ignorar isso, creio que seria uma irresponsabilidade — disse o senador quando o convite foi aprovado, no início de fevereiro.

Perspectivas

Senadores também querem aproveitar a audiência para ouvir de Araújo as perspectivas da política externa brasileira para 2020, conforme sugestão do presidente da CRE, senador Nelsinho Trad.

“Em um cenário externo complexo, em que às antigas questões, como a busca de paz no Oriente Médio, adicionam-se novos desafios, como a disputa comercial entre EUA e China, a epidemia do Coronavírus e os recentes incidentes entre EUA e Irã, há inúmeras situações sensíveis, que requerem um posicionamento adequado do Brasil”, justifica o senador em outro requerimento também aprovado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)