Chico Rodrigues defende criação de uma guarda nacional no país

Da Rádio Senado | 02/03/2020, 15h49

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) defendeu nesta segunda-feira (2), em Plenário, a criação de uma guarda nacional para fazer frente aos movimentos contrários à ordem pública. Ele lembrou a crise na segurança pública do Ceará, iniciada em fevereiro, por policiais insatisfeitos com o ajuste salarial. O senador também citou o aumento nos índices de violência em Fortaleza.

Rodrigues explicou que, no caso de Fortaleza, as Forças Armadas foram chamadas para manter a ordem prevista na Constituição, contrariando o próprio texto constitucional, que prevê sua utilização apenas nas questões de segurança interna e externa. O senador acrescentou que é preciso criar uma guarda nacional com efetivo permanente e capacidade de ação rápida.

— Nesse sentido, nem a Força Nacional é um instrumento perene para participação do governo federal na garantia da ordem e da segurança urbana, nem o uso das Forças Armadas deveria se tornar uma constância para esse fim. E muito menos se deveria popularizar o uso do instrumento da intervenção federal — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)