Agressões a jornalista da Folha atingem todas as mulheres do Brasil, diz Kátia

Da Redação | 18/02/2020, 19h56

Em pronunciamento nesta terça-feira (18), em Plenário, a senadora Katia Abreu (PDT-TO) manifestou solidariedade à jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello que vem sendo alvo de ofensas após depoimento de Hans River, ex-funcionário de uma agência de disparos de mensagens em massa por WhatsApp, na CPI Mista (CPI) das Fake News, na semana passada.

Nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro fez insinuações de cunho sexual sobre a atuação da jornalista ao comentar o caso com a imprensa. Katia Abreu ressaltou na tribuna que não conhece a jornalista, "a não ser pela fama de profissional engajada e investigativa, mas que, mesmo que ela não fosse competente, mesmo que ela não fizesse um bom trabalho como jornalista, ela não merecia passar pelo que está passando". A senadora também destacou que as mulheres são maioria na população e que não se pode "rir e aplaudir determinadas atitudes por uma questão de brio e solidariedade".

— O que é que estão ganhando com isso? Ela está no exercício da sua profissão! Ela escolheu ser jornalista, ela escolheu investigar as suas matérias, como tantas outras. Agora, homem, quando alguém fica com raiva de homem, de jornalista, ninguém fala da moral, ninguém fala da sua vida sexual, ninguém fala das suas coisas íntimas. Por que da mulher todo mundo se vê no direito de poder ofender as suas questões pessoais, de querer humilhá-la e de desonrá-la? (...) Isso é coisa de país sub, sub, subdesenvolvido — enfatizou.

A senadora reforçou ainda que é preciso defender as mulheres, desde as mais pobres até as mais ricas, e que todas "merecem ser tratadas com dignidade, sobretudo pelas grandes autoridades do país".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)