Kajuru defende projeto que amplia a preservação do Cerrado

Da Rádio Senado | 13/02/2020, 16h51

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) defendeu nesta quinta-feira (13), em Plenário, o Projeto de Lei (PL 1.459/2019), de sua autoria, que amplia a preservação do Cerrado, e redefine em 35% o percentual de reserva legal. Kajuru lembrou que o Cerrado é um dos ecossistemas mais importantes do mundo, e comporta 5% da biodiversidade do planeta.

O parlamentar reconheceu que o projeto levanta preocupações entre representantes do agronegócio. Na busca pelo consenso, o senador solicitou audiência pública para que sejam ouvidos; o agronegócio, técnicos e cientistas sobre o assunto.

— Evitar a degradação do Cerrado é essencial para o Brasil. E para defender sua preservação, não queremos promover uma espécie de Fla-Flu: ambientalistas versus produtores rurais. Vamos tentar mudar a equação, somar esforços a partir de debates em alto nível, para que possamos fazer caminhar juntos dois objetivos essenciais: aumentar a produção de alimentos e manter saudável o meio ambiente — disse Kajuru.

O senador também lamentou mortes de peixes no Rio Vermelho e no Rio Araguaia, em Aruanã (GO). Foi necessário suspender o abastecimento de água por alguns dias, sublinhou o parlamentar. A causa das mortes está sendo investigada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
16h40 Empréstimos para Curitiba: Senado aprova autorização para contratação de operação de crédito externo, de 138 milhões de euros, entre Curitiba e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para o "Projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba.
16h37 Empréstimos para Curitiba: Senado aprova autorização para operação de crédito externo, de US$ 106,7 milhões, entre Curitiba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para o Projeto Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2.
Ver todas ›