Mecias de Jesus pede reforço na fronteira para impedir chegada de coronavírus

Da Redação | 04/02/2020, 19h30

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), fez em Plenário, nesta terça-feira (4), um apelo ao governo federal para que seja reforçada a proteção nas regiões de fronteira para impedir a disseminação do coronavírus. Ele citou como exemplo a situação do estado de Roraima, que, segundo ele, além de receber os refugiados venezuelanos, é também uma porta de entrada de imigrantes de outras nacionalidades como guianenses, surinameses e haitianos.

Para Mecias de Jesus, cuidar das fronteiras é imprescindível e urgente para evitar catástrofes, como à que o coronavírus anuncia.

— Na cidade guianense de Lethem, fronteira com o município roraimense de Bonfim, 90% dos comerciantes são chineses. É uma cidade de 5 mil habitantes com um comércio enorme que atrai turistas de toda a região Norte, em especial do Amazonas. Cerca de 12 a 15 ônibus chegam, todos os finais em Lethem para fazer compras. Todas as utilidades domésticas e eletroeletrônicos são vendidos, são comercializados na cidade de Lethem, e 90% desse comércio são chineses, são de propriedade de chineses — afirmou.

 O senador também mencionou a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén, que faz fronteira com o o município de Pacaraima, em Roraima. 50% dos que vivem do comércio, segundo o senador, são chineses, pessoas que regularmente viajam ao seu país de origem, que tem enfrentado uma epidemia de coronavírus.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)