Kátia Abreu destaca programa que realiza cirurgias de catarata no Tocantins

Da Redação | 04/02/2020, 20h03

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) comemorou nesta terça-feira (4), em Plenário, o sucesso do programa Tocantins — Catarata Zero. O projeto, segundo a  parlamentar, só se concretizou graças aos recursos de emendas de sua autoria. Cerca de mil cirurgias já foram realizadas pelo programa, informou.

De acordo com a senadora, o programa é piloto e deveria ser copiado por outros estados e neles implantados. Disse que a iniciativa atenderá principalmente a população menos favorecida, que não dispõe de plano de saúde e, portanto, não teria condições de pagar pelo tratamento, que chega a custar, em média R$ 15 mil em clinicas particulares, e que o cidadão que procura atendimento na rede pública poderá esperar até um ano.

— Eu coloquei R$ 6 milhões das minhas emendas. Então, isso dá 6 mil cirurgias, 6 mil olhos. O meu programa é zerar a catarata no Tocantins com aqueles que não podem pagar, que chegam a 90%. Agora, eu já vou colocar o programa de novo em minhas emendas individuais e de bancada. Eu e o senador Irajá [PSD-TO] colocamos tudo na saúde para a atenção especializada e a atenção básica —  ressaltou.

O Programa Tocantins — Catarata Zero é idealizado por Kátia Abreu e custeia exames e procedimentos cirúrgicos para pessoas com a lesão ocular, contemplando os 139 municípios do estado. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)