Fabiano Contarato propõe criação de fundo emergencial para tragédias

Da Rádio Senado | 04/02/2020, 20h06

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) propôs nesta terça-feira (4) em Plenário a criação de um fundo emergencial para tragédias. Ele manifestou sua solidariedade ao povo do Espírito Santo, que sofreu e ainda sofre com as enchentes da segunda quinzena de janeiro. Contarato acrescentou que dez pessoas morreram e 12 mil estão desabrigadas no seu estado. Também lembrou das vítimas no Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

O parlamentar informou que desde o ano passado, quando começou a presidir a Comissão do Meio Ambiente, demandou à sua equipe a preparação de uma Proposta de Emenda à Constituição estabelecendo um fundo emergencial para casos de tragédia, como enchentes e o rompimento de barragens. Segundo ele, o dinheiro viria das multas ambientais. 

— Não basta apenas liberar fundo de garantia, porque foi decretado estado de calamidade, porque o fundo de garantia já é um dinheiro da própria pessoa, do próprio trabalhador.

Fabiano Contarato destacou que, além dos números frios, quando se fala de vítimas, de desabrigados, há pessoas que têm rosto, têm história. Nesse sentido, agradeceu ao povo capixaba pelo seu esforço e pelo seu apoio aos desabrigados. Ele reconheceu que o governo federal editou uma medida provisória liberando R$892 milhões para Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No entanto, afirmou, do ponto de vista material, só no Espírito Santo o estrago material provocado pelas enchentes chega a quase R$ 700 milhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)