Chico Rodrigues critica ação do Ibama que teria resultado em morte de agricultor

Da Redação | 04/02/2020, 17h12

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) lamentou, nesta terça-feira (4), a morte do agricultor Francisco Viana da Conceição, de 52 anos, durante ação de fiscais  do Ibama em Rorainópolis (RR).

Rodrigues disse que, assim como ele, toda a sociedade está indignada com a truculência empregada pelos agentes do Ibama, juntamente com a polícia ambiental de Roraima, durante fiscalização de rotina. De acordo com o senador, providências já estão sendo tomadas pelos Ministérios da Justiça e do Meio Ambiente.

Rodrigues disse ser contra o uso de armas de fogo pelos técnicos das polícias ambientais estaduais e das polícias municipais. Segundo ele, esses profissionais não possuem treinamento adequado para manusear armas de grosso calibre, o que pode resultar em tragédias como a que ocorreu na sexta-feira (31), vitimando um trabalhador inocente.

—Tenho certeza de que, pela atitude tomada pelo ministro Sergio Moro e pelo superintendente da Polícia Federal no nosso estado, haveremos de, brevemente, ter esses fatos esclarecidos. E, mais uma vez, pedimos que haja doutrinação, treinamento, capacitação psicológica e orientação mais serena para esses fiscais, porque eles estão absolutamente despreparados. Nós sabemos que, em todos os ambientes em que eles trabalham — fiscalização de florestas, rios ou em qualquer situação —, eles agem com absoluta truculência — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)