Morre jornalista TT Catalão, integrante do Conselho Editorial do Senado

Da Redação | 02/01/2020, 13h19

O poeta e jornalista Vanderlei dos Santos Catalão, conhecido pelo nome artístico TT Catalão, morreu na madrugada desta quinta-feira (2), aos 71 anos, de câncer. Ele integrava o Conselho Editorial do Senado Federal (Cedit) desde agosto de 2019.

Em nota à imprensa, o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lamentou a morte de TT Catalão, que “teve uma belíssima história no ativismo cultural que jamais poderá ser esquecida”, segundo o parlamentar. A função do Cedit é publicar obras fundamentais da cultura brasileira de caráter econômico, social, político e histórico. 

Além do jornalismo, da produção artística e da participação em obras audiovisuais, TT Catalão se envolveu na política do Distrito Federal, onde passou a morar em 1972, vindo do Rio de Janeiro. Ele foi eleito o primeiro presidente do Conselho Cultural do DF em 1989 e, entre outras iniciativas, inaugurou e geriu o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Acumulou funções em subsecretarias ligadas à área cultural da capital até, em 2010, ser chamado para integrar o Ministério da Cultura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)