CRE debate criação de Tribunal Latino-Americano contra o Crime Organizado

carlos-penna-brescianini | 16/12/2019, 18h48

A Comissão de Relações Exteriores se reúne em audiência pública nesta quinta-feira (19), às 11h, para debater a proposta de criação de uma Corte Penal Latino-Americana e do Caribe Contra o Crime Organizado (Copla). Confirmaram a participação o deputado argentino Fernando Iglesias, o procurador da República André de Carvalho Ramos e o consultor do Senado Federal, Tarciso Dal Maso Jardim.

A iniciativa é do senador Marcos do Val (Podemos-ES), que apresentou o requerimento da audiência e a indicação dos convidados. Segundo Tarcisio Dal Maso, o espaço de atuação seria o que envolve os crimes de tráfico de drogas, tráfico de armas, tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro. Um exemplo de cooperação poderia ser o caso do combate ao tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro que existe envolvendo o Brasil e a Colômbia, explicou o consultor.

Um tribunal nesses moldes seria o primeiro a ser estabelecido mundialmente, já que o Tribunal Penal Internacional — do qual o Brasil faz parte desde 2002 — dedica-se aos crimes de guerra e contra a humanidade.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)