Izalci Lucas lamenta resultados do Brasil no Pisa

Da Redação | 13/12/2019, 12h04

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) lamentou em Plenário, nesta sexta-feira (13), os resultados do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que mostram queda de pontuação nas três áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. Para Izalci, os números sobre o desempenho dos estudantes brasileiros estão muito abaixo do que necessita um país que deseja se desenvolver econômica e socialmente.

 — Não há na história nenhum país que tenha se desenvolvido sem ter colocado a educação como prioridade número um, especialmente com foco na educação pública de qualidade. Estão aí, como exemplo, os clássicos: o Japão e, mais contemporaneamente, a Coreia do Sul, países que são exemplos de organização e prosperidade. 

Na avaliação do senador, é preciso investir na escola pública de qualidade, já que a nota referente aos colégios particulares de elite do Brasil colocaria o país na quinta posição do ranking mundial de leitura do Pisa. Alertando para o fato de que o país está estagnado na área desde 2009, ele afirmou que é preciso superar problemas como a falta de preparo, a má remuneração e o absenteísmo dos professores no ensino público, além de investir na melhoria de gestão do setor e implantar um currículo básico padrão, moderno e único para todas as escolas.

O Pisa foi concebido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é aplicado em 70 países para permitir que cada nação possa avaliar os conhecimentos e as habilidade dos seus estudantes em comparação com os demais avaliados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)