Município de Alfredo Chaves/ES recebe título de Capital Nacional do Inhame

Da Redação | 05/12/2019, 12h27

Maior produtor de inhame do país, com uma safra de 50 mil toneladas por ano, o município de Alfredo Chaves, no Espírito Santo, passar a ter o título de Capital Nacional do Inhame. A Lei 13.924, que concedeu o título, foi publicada nesta quinta-feira (5) no Diário Oficial da União

A lei tem origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 127/2018, aprovado no Senado no final de agosto. Para o autor da proposta, deputado Lelo Coimbra (MDB-ES) a alta produtividade da variedade do inhame produzida na região e a sua importância no cenário nacional justificam o título.

O inhame é um tubérculo oriundo da África e da Ásia que tem em sua composição as vitaminas A, B e C, além de amido, cálcio, carboidrato, proteína, potássio, ferro, fósforo e fibras. O produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. 

Relatoria

O PLC 127/2018 foi relatado na Comissão de Educação (CE) pelo senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que reforçou a importância da produção do tubérculo até para a vida cultural da região.

“Anualmente, o município promove a Festa do Inhame. Durante o evento, há atividades como a Missa da Colheita com participação das comunidades vizinhas, abertura da exposição e comercialização de inhame e produtos típicos, almoço típico, shows de calouros, sorteios e premiações, shows de forró, e demais atividades que enfatizam a identificação da comunidade com a produção do inhame”, defendeu no relatório.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)