A implantação de cidades inteligentes será debatida na CDR

Da Redação | 22/11/2019, 16h17

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) promove audiência pública nesta quarta-feira (27), às 9h, para debater a elaboração da “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”. Na oportunidade, também serão apresentados os programas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para planejamento e implantação de cidades inteligentes no Brasil.

A audiência pública busca identificar mecanismos disponíveis para os gestores públicos e oportunidades de aprimoramento da legislação brasileira que facilitem a solução de problemas nas cidades e fomentem o desenvolvimento urbano sustentável por meio de soluções integradas, inovadoras, colaborativas e participativas.

O debate foi requerido pelo presidente da CDR, Izalci Lucas (PSDB-DF). O senador destacou no requerimento que já foram diversas as tentativas de implantar cidades inteligentes no Brasil, principalmente com o avanço da tecnologia e da automação.

“Entretanto, os projetos não ocorreram conforme o esperado, uma vez que o Brasil possui uma série de características urbanísticas, sociais e tecnológicas que dificultam a implantação de projetos estruturados e transformadores. Podemos citar o arranjo federativo, os gargalos orçamentários, a dificuldade dos agentes munícipes para o manejo das contratações públicas, a falta de familiaridade com as parceiras público-privadas, a titularidade sobre as soluções contratadas”, observou Izaci.

Em razão disso, a iniciativa de elaboração de uma “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes” é considerada oportuna pelo senador e pode ser “paradigmática para o planejamento e a implantação de cidades inteligentes no Brasil”.

Foram convidados para o debate, Mauro Biancamano Guimarães, secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR); Julio Francisco Semeghini Neto, secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação; Felipe Roberto de Lima, superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel; Günther Wehenpohl, diretor do projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ); e Eduardo Kaplan Barbosa, gerente do Departamento de Inteligência para Prospecção e Gestão de Clientes Governamentais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)