Comissão de Educação congratula seleção sub-17 por título mundial

Da Redação | 19/11/2019, 13h42

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), congratulou nesta terça-feira (19) a seleção brasileira de futebol sub-17 pelo título mundial da categoria. A conquista foi obtida no domingo (17), após vitória por 2 a 1 contra o México, em Brasília. Berger ainda elogiou a Federação Paulista de Futebol (FPF) por ter encampado uma campanha a favor de um maior nivelamento salarial entre atletas do futebol masculino e feminino. A ação foi tomada pela FPF na final do Campeonato Paulista feminino, realizada no sábado (16) na Arena Corinthians, ocasião em que a equipe da casa goleou o São Paulo por 3 a 0 e se sagrou campeã.

— Faço questão de destacar esses dois eventos, pois aí estão duas categorias que necessitam de mais investimentos e geração de oportunidades. O poder público pode sim atuar em políticas de integração entre a educação e o esporte. É um caminho para que se abram oportunidades para a juventude e chances de ascensão social. O esporte transforma a vida, e mesmo estas conquistas, como a da seleção sub-17, podem inspirar o surgimento de novos talentos — afirmou o senador.

A conquista da seleção sub-17 também foi lembrada pelo vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR). Ex-secretário de Educação no governo do Paraná entre 2010 e 2014, ele citou ainda que o contraturno com aulas de educação física foi implantado em todas as escolas do estado naquele período, um fator que a seu ver contribuiu para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes.

Berger e Arns anunciaram também, ao final da reunião, que realizarão um esforço concentrado na próxima semana, visando à votação de proposições na pauta. A CE volta a se reunir na próxima terça-feira (26).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)