Itamaraty foi avisado da invasão à embaixada da Venezuela, diz Rogério Carvalho

Da Redação | 18/11/2019, 19h21

Em discurso nesta segunda-feira (18), em Plenário, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) comunicou que protocolou dois requerimentos: um de convocação do ministro das Relações Exteriores, chanceler Ernesto Araújo, e o outro da convidada Maria Teresa Belandria, reconhecida pelo governo brasileiro como a embaixadora do autoproclamado presidente da Venezuela, deputado Juan Guaidó.

Para Rogério Carvalho, a presença de ambos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) será oportuna, para que eles prestem esclarecimentos sobre a invasão da embaixada da República Bolivariana da Venezuela, no último dia (13). De acordo com o parlamentar, é preciso saber se houve conivência por parte do governo brasileiro e se este violou o tratado de Viena, que garante imunidade aos corpos diplomáticos.

— Estamos aqui diante de uma situação gravíssima — você tem o Itamaraty informado de uma invasão a uma embaixada e o Itamaraty não toma nenhuma providência para preservar e cumprir todas as garantias e todos os tratados internacionais de que o Brasil é signatário (...). E o Brasil não só não protegeu o corpo diplomático venezuelano, como também integrantes do Itamaraty estavam lá para retirar o corpo diplomático legalmente constituído da Venezuela — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)