CCT debate nesta quarta-feira Política Nacional de Biocombustíveis

Carlos Penna Brescianini | 04/11/2019, 17h16

Comissão de Ciência e Tecnologia realiza atudiência pública, nesta quarta-feira (6), às 10h, para debater a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). A iniciativa foi do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), presidente da CCT, e da senadora Kátia Abreu (PDT-TO). Os parlamentares propuseram ainda em março a discussão do RenovaBio.

A audiência vai contar com a participação de representantes do governo e do empresariado para debater o programa. Foram convidados o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville; a coordenadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Glaucia Mendes; o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Evandro Gussi; e o presidente da União Brasileira do Biodiesel e do Bioquerosene, Juan Diego Ferrés.

Segundo o governo federal, o RenovaBio é uma política de Estado que objetiva traçar uma estratégia conjunta para reconhecer o papel de todos os tipos de biocombustíveis na matriz energética brasileira, tanto para a segurança quanto para mitigação de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

São listados como parte do RenovaBio a produção de biomassa, o etanol, o biogás, o biodiesel e o biocombustível de aviação (BioQav). Também são estabelecidas metas nacionais de redução de emissões para a matriz de combustíveis, definidas para um período de 10 anos.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)