Lucas Barreto denuncia omissão das autoridades com meio ambiente

Da Rádio Senado | 23/10/2019, 13h50

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) criticou nesta quarta-feira (23), em Plenário, o descaso das autoridades do país com o meio ambiente. Ele denunciou que o Brasil, por falta de comprometimento com a questão, deixou de ter acesso a um fundo internacional, a custo zero, para pagar as despesas com a limpeza da costa nordestina atingida por óleo de origem desconhecida.

Segundo o senador, o país, por ser autossuficiente em petróleo e signatário da Convenção Internacional sobre Responsabilidade Civil em Danos Causados por Poluição por Óleo, poderia receber uma compensação no valor de US$ 1,4 bilhão. Mas, por omissão dos governos, a convenção não foi assinada na condição de país autossuficiente em petróleo. E isso reduziu o valor da compensação para apenas US$ 8,9 milhões, lamentou Lucas.

— Nosso país não pode mais confiar apenas que Deus é brasileiro e que, no final, tudo vai acabar bem. Brumadinho ocorreu porque não começamos a nos preocupar com Mariana. Hoje essas lamentáveis tragédias servem para nos lembrar que, se não corrigirmos o que fizemos de errado no passado ou até mesmo deixarmos de fazer o que tinha de ser feito, pagaremos com o sacrifício do povo brasileiro — disse.

Lucas Barreto lembrou ainda que o Brasil conta com um Plano Nacional de Contingência. Apesar de ter sido criado pelo Decreto 8.127, de 2013, até agora o governo não nomeou os integrantes para compor a organização administrativa, não promoveu treinamento de pessoal nem adquiriu equipamento para conter o óleo derramado no Nordeste, reclamou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)