Heinze defende que riquezas minerais contribuam para renda dos indígenas

Da Redação | 23/10/2019, 15h10

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) defendeu nesta quarta-feira (23), em Plenário, a alteração da lei para permitir atividades econômicas em reservas ambientais. Para o parlamentar, não tem lógica a Região Norte enfrentar dificuldades econômicas e de desenvolvimento enquanto seu solo está cheio de riquezas minerais como nióbio e diamante, entre outros.

— A questão central é permitir que indígenas e extrativistas possam ter condições de desenvolver atividades econômicas para garantir seu próprio sustento e uma das limitações é a proibição de exercer a produção agropecuária com fins comerciais — ponderou o senador.

O parlamentar ressaltou que o estado de Roraima, por exemplo, tem reservas indígenas e parques nacionais em 70% do território, o que o torna inacessível para a exploração mineral e também para a agricultura. Heinze afirmou ainda que não aceita críticas de países que devastaram todo o seu território e agora querem preservar o brasileiro.

— Nós temos 60% da vegetação nativa, que nós preservamos há 8 mil anos. Enquanto isso, a Europa tem 0,3% do que tinha há 8 mil anos. Quem são eles para nos criticar? Nós, sim, preservamos. Os Estados Unidos exploram 74% da sua área com agricultura, pecuária, produção, e nós estamos condenados a não utilizar. Por que isso? — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)