MP do Coaf analisa relatório na quarta

Carlos Penna Brescianini | 18/10/2019, 09h25

A comissão mista que analisa a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central (BC) se reúne na próxima quarta-feira (23) para debater o relatório do deputado Reinhold Stephanes Junior (PSD-PR) à Medida Provisória 893/2019. Além de deslocar o órgão para a autoridade monetária, a MP muda o nome do Coaf para Unidade de Inteligência Financeira (UIT) e permite a nomeação de não-servidores públicos para integrar o órgão.

A comissão realizou três audiências públicas para debater os impactos da MP 893 sobre a atuação do antigo Coaf. Vários especialistas, como o ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore, criticaram a migração do órgão para o Banco Central.

— O pior lugar da UIF é dentro do Banco Central. Temos que aperfeiçoar o Banco Central e aperfeiçoar o Coaf, não misturar os dois. Passar a UIF para o BC é um erro enorme, gigantesco.

A comissão mista é presidida pelo senador José Serra (PSDB-SP). Depois de aprovado pelo colegiado, o relatório deve ser votado pelos plenários da Câmara e do Senado até o dia 17 de dezembro. Caso a MP não seja aprovada nesse prazo, todos os atos perdem a validade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
12h55 Crianças e fumo: A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou o Projeto de Lei da Câmara 104/2018 que proíbe a venda de acessórios para fumo a crianças e adolescentes. Matéria vai a Plenário.
12h04 Redução de IR para taxista: A Comissão de Assuntos Sociais aprovou projeto que concede benefício tributário temporário aos taxistas. A proposta diminui o Imposto de Renda de taxistas por cinco anos (PLS 462/2017). A matéria vai à CAE em decisão terminativa.
11h53 Dedução de remédios no IR : A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou um projeto que permite a dedução, no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), de despesas com medicamentos controlados. O PLS 12/2011 vai à Comissão de Assuntos Econômicos.
Ver todas ›