Senado comemora Dia do Dentista

Da Redação | 17/10/2019, 16h26

O Senado comemora o Dia do Dentista Brasileiro em uma sessão especial marcada para a sexta-feira da próxima semana (25), às 14h. O requerimento é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

A data comemorativa foi instaurada em 1884, quando foram criados os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Hoje, ela tem como objetivo valorizar o profissional e promover a higiene bucal dos brasileiros.

Segundo Izalci Lucas, antigamente os dentistas eram tidos como profissionais que não possuíam muitos conhecimentos e tinham a única função de extrair os dentes estragados dos pacientes. Mas isso mudou e agora há uma maior consciência sobre a importância de se realizar tratamentos dentários, inclusive preventivos.

“A data celebra o profissional dedicado aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves. O dia é dedicado a conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal. Para isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Por isso, julgamos importante a realização das sessões solenes visando homenagear o dentista brasileiro que muito tem contribuído para a proteção da higiene bucal do nosso povo”, explicou na justificativa do requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Saúde Senador Izalci Lucas