Senado aprova a criação do Dia Nacional do Rodeio

Da Redação | 16/10/2019, 19h56

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de lei que define o dia 4 de outubro como o Dia Nacional do Rodeio. A data foi escolhida por ser mundialmente reconhecida como o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Por essa razão, em 4 de outubro também se comemora o Dia dos Animais. O PLC 108/2018 segue para sanção presidencial.

O relator do projeto foi o senador Wellington Fagundes (PL-MT). Para ele, a iniciativa reconhece o significado da atividade que acontece em quase todo território nacional. Ele registrou que, anualmente, ocorrem mais de dois mil rodeios por todo o país, com público pagante de 24 milhões, acima até do futebol. Além da dimensão cultural, o rodeio gera empregos e movimenta economias locais, afirma o senador.

O esporte do rodeio tem suas origens na pecuária extensiva praticada na Espanha e em diversas regiões do Novo Mundo. No Brasil, a versão histórica consagrada é que as primeiras competições de rodeio surgiram na cidade paulista de Barretos, no final da década de 1940.

Em 1956, um grupo de jovens que se autodenominaram "Os Independentes" organizaram a Primeira Festa do Peão Boiadeiro de Barretos. Essa festa é realizada até hoje, sendo a maior do Brasil, com um público que alcança cerca de 900 mil pessoas ao longo dos dias de sua realização. No Rio Grande do Sul, acontece o chamado Rodeio Crioulo, com características próprias, muito arraigado nas tradições gaúchas.

O projeto chegou a ser votado na semana passada, mas a votação foi cancelada porque a pauta do Plenário estava trancada na ocasião, com duas medidas provisórias na frente. Em razão disso, ele foi novamente submetido aos senadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)