CRA debate avanços das pesquisas sobre o cacau brasileiro

Da Redação | 11/10/2019, 12h18

A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater, na próxima terça-feira (15), a partir das 10h, os avanços das pesquisas sobre o cacau que estão sendo feitas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também serão detalhados o papel da extensão rural, promovida pelo órgão, no aumento da produção e da produtividade da lavoura do cacau, visando principalmente os pequenos e médios produtores rurais do país.

A Ceplac faz pesquisas na Amazônia, bioma originário do cacau, e busca recuperar os níveis de produtividade da cultura no país e o enfrentamento da monilíase, uma nova praga que pode afetar a produção de cacau brasileira, assim como ocorreu com a vassoura-de-bruxa, que dizimou as lavouras da Bahia, estado com maior produção no país, décadas atrás.

Para o debate, requerido pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), serão convidados representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da própria Ceplac; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.

Ceplac

A Ceplac é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, está presente em sete estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia), e busca promover ações e atividades relacionadas ao desenvolvimento rural das regiões brasileiras produtoras de cacau e aos sistemas agroflorestais a ele associados. O órgão existe há mais de 60 anos.

A reunião ocorrerá na sala 7 da ala senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)