Plínio Valério critica imagens fakes da Amazônia usadas no Rock in Rio

Da Rádio Senado | 01/10/2019, 19h30

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou nesta terça-feira (1º), em Plenário, imagens falsas utilizadas no Rock in Rio, em que mostram a Amazônia pegando fogo. Ele explicou que as imagens foram feitas em Presidente Figueiredo (AM), quando uma produtora armou um incêndio produzindo um fogo com lança-chamas.

Ele disse que a intenção da produtora era filmar as cachoeiras e que teve ainda uma licença da Secretaria do Meio Ambiente, mas era falso. Plínio ressaltou que segundo o representante da produtora, o filme tinha o objetivo de chamar a atenção do mundo para as queimadas na Região Amazônica e não filmar apenas as cachoeiras. O senador classificou como hipócritas os que querem fazer da salvação da Amazônia uma causa. Para ele é preciso conhecer a Amazônia para defendê-la

— Esse pessoal, aqueles artistas que defendem a floresta em pé, mas que cobram cachês altíssimos para ir ao Rio de Janeiro, não são capazes sequer de doar os seus cachês para alguma entidade, para alguma cooperativa, para alguma associação que cuida verdadeiramente da Amazônia e do seu povo — criticou o senador.

O parlamentar citou dados da Embrapa que apontam que, dos 100% de suas florestas originais, a África mantém apenas 7,8%; a Ásia, 5,6%; a América Central, 9,1%; e a Europa, 0,3%. Ele lembrou que dos desmatamentos ocorridos nos últimos 30 anos, o Brasil conta ainda com 69,4% de suas florestas naturais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)