Rodrigo Pacheco parabeniza Aneel por serviços prestados ao país

Da Rádio Senado | 25/09/2019, 16h39

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) parabenizou em Plenário, nesta quarta-feira (25), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pelos serviços prestados ao país.

Ele citou relatório da agência de classificação de riscos Standard and Poors que confirma a qualidade da Aneel, ao avaliá-la positivamente por seu trabalho na estabilidade do setor elétrico, na melhoria do marco regulatório, na transparência e previsibilidade dos sistemas de transmissão e distribuição de energia.

A atuação da Aneel fez com que as tarifas de energia passassem a refletir melhor os custos de produção de energia, garantindo mais estabilidade financeira das empresas que operam no setor, disse Rodrigo Pacheco. Ainda conforme o senador, a agência é responsável pela redução da burocracia, o que, na sua avaliação, é importante para atrair investimentos ao setor, algo essencial para a sua universalidade.

— Mas ainda há muitos desafios. A energia ainda é muito cara no Brasil. Um serviço tão fundamental para a população e tão estratégico para a cadeia produtiva tem que ser mais acessível. Não são poucos os casos de inacessibilidade de energia elétrica, especialmente para quem pretende produzir no nosso país — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)