Jarbas Vasconcelos critica decisão do governo de importar etanol dos EUA

Da Redação | 25/09/2019, 17h03

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) criticou nesta quarta-feira (25), em Plenário, a decisão do governo federal que autorizou, por decreto, a importação de etanol de milho dos Estados Unidos, isento de tarifas. Na sua opinião, essa medida é "insensível e irresponsável", pois irá prejudicar a economia de vários estados produtores de cana-de-açúcar, principalmente o seu estado, Pernambuco.

De acordo com o senador, a decisão do governo é equivocada e injusta com os produtores e com os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da região Nordeste. Para o parlamentar, essa atitude trará enormes prejuízos econômicos e sociais. Jarbas informou ainda que o governo brasileiro permitiu a entrada de 750 milhões de litros de etanol, justamente no período de safra do produto. Tal medida leva a uma concorrência desleal com os produtores brasileiros, que nos últimos anos investiram em modernização, melhorando a competitividade, tornando-se referência em eficiência produtiva, declarou.

— Atualmente, são cerca de 60 usinas que empregam diretamente 300 mil trabalhadores e produzem mais de dois bilhões de litros de etanol por ano. É essa produção e são esses empregos que estão agora ameaçados por conta da decisão de privilegiar a importação ao invés de fortalecer a nossa economia — defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)