Senado homenageia professora de fitoterapia Terezinha Rêgo

Da Redação | 20/09/2019, 12h07

A professora especializada em fitoterapia Terezinha de Jesus Almeida da Silva Rêgo será homenageada pelos serviços prestados à ciência e à população carente do Maranhão, em sessão especial no Senado, às 16h de segunda-feira (23).

A sessão foi requerida pelos senadores Weverton (PDT-MA), Humberto Costa (PT-PE), Esperidião Amin (PP-SC), Roberto Rocha (PSDB-MA), Elmano Férrer (Podemos-PI) e senadora Juíza Selma (PSL-MT), a fim de homenagear a professora que há 55 anos se dedica à flora medicinal maranhense.

A professora Terezinha tem 86 anos e atua como coordenadora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de ser farmacêutica e fisioterapeuta do Maranhão. A professora cuida da população carente, com xaropes e tinturas fitoterápicas, tendo encontrado no princípio ativo da erva chamada “cabacinha” um aliado no combate à sinusite.

Terezinha ainda é responsável pela criação do Projeto Farmácia Viva-Hortos Terapêuticos, coordenado pela Secretaria de Saúde do Maranhão. O projeto consiste no cultivo, conservação e utilização de plantas medicinais, mas também na produção de alguns tipos de plantas medicinais, usando como matriz as próprias plantas cultivadas. O programa faz parte das práticas integrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Weverton destaca que o projeto já somou 32 hortos implantados em órgãos estaduais, instituições de ensino, escolas, comunidades quilombolas e terreiros, além de 10.141 capacitações para manejo de hortos realizados no estado.

Maria Helena sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)