Senado comemora 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina

Da Redação | 20/09/2019, 12h17

O Senado vai promover, na próxima quinta-feira (26), sessão especial para comemorar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina, solicitada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). A reunião ocorrerá no Plenário da Casa, às 10h.

“Celebrar os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Palestina é reafirmar o compromisso do Estado brasileiro pela defesa do direito de autodeterminação do povo palestino, princípio tão caro para o Brasil. O Estado brasileiro sempre foi um defensor da autodeterminação e da soberania do povo palestino”, ressalta o senador Esperidião.

Em 2010, o Brasil reconheceu oficialmente o Estado da Palestina, levando outros países da América Latina a fazer o mesmo. Entretanto, destaca o senador, as relações diplomáticas entre os dois países iniciaram-se na década de 1970.

Esperidião Amin lembra, em sua justificativa, que além das relações diplomáticas, Brasil e Palestina também possuem relações comerciais de destaque. O país árabe consome frango, carne, açúcar, minérios de ferro e grãos brasileiros, enquanto o Brasil importa combustível, fertilizantes, plástico e minerais fosfatados essenciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)