Educação, vetor de progresso econômico, deve ser prioridade, defende Confúcio

Da Redação | 19/09/2019, 16h59

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) defendeu, nesta quinta-feira (19), em Plenário, a valorização da educação no Brasil. Em sua opinião, classe política, mídia, organizações civis e sucessivos governos não deram, até o momento, o devido valor a um tema tão importante para o Estado de bem-estar social e para a economia do país.

De acordo com Confúcio Moura, a educação deve ser priorizada e ofertada com qualidade para toda a sociedade. Segundo ele, é através de investimentos em educação que as nações ricas têm progredido e se desenvolvido. O senador entende que o Estado brasileiro deve abrir um amplo debate nacional sobre a relevância do tema para explicar à sociedade como a educação deve ser a principal preocupação do país.

— A educação como vetor de progresso, ou seja, entendida como um vetor transformador do conhecimento, para que o país mude na realidade. Para isso, precisa ser mais valorizada no Brasil. Aqui, a educação parece ser vista apenas sob a perspectiva de direitos. Essa é, evidentemente, uma dimensão importante, que deve sempre balizar as decisões e as políticas públicas sobre o tema; entretanto, é preciso que, ao lado dela, se tenha a noção de que ela nem impacta nem se limita a um problema de um indivíduo específico no exercício dos seus direitos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)