Reforma da Previdência deve estimular economia, defende Jayme Campos

Da Redação | 11/09/2019, 18h43

O senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou nesta quarta-feira (11), em Plenário, que a aprovação da reforma da Previdência (PEC 6/2019) deverá proporcionar mais equilíbrio às contas públicas, pois o caixa do setor não suporta pagar mais do que arrecada. Segundo ele, 53% do orçamento do governo destina-se a pagamento de benefícios previdenciários.

Ao defender a reforma, o senador disse que o atual sistema previdenciário brasileiro é atípico: é caro, desigual e financeiramente insustentável. Portanto, a reforma deve gerar recursos que poderão ser investidos em áreas carentes do país. Ele defendeu ainda que o Senado vote a PEC paralela (PEC 133/2019), texto que acolherá as emendas apresentadas pelos senadores e que incluirá estados e municípios nas mudanças.

— A reforma da Previdência, evidentemente, não resolverá todos os problemas do país de uma hora para outra, mas é de fundamental importância para a conquista de seu equilíbrio fiscal. Além de atualizar o atual sistema em médio e longo prazo, as mudanças teriam capacidade de aumentar o nível de investimento público e privado e estimular a retomada do crescimento econômico — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)