Telmário defende exploração da Amazônia desde que habitantes sejam consultados

Da Redação | 03/09/2019, 16h57

O Senador Telmário Mota (Pros-RR) defendeu nesta terça-feira (3), em Plenário, que as riquezas existentes na Amazônia sejam exploradas em prol do Brasil, em especial, dos que vivem na região. Para ele é possível explorar os potenciais econômicos de forma sustentável. O parlamentar lembrou que foram consultados muitos especialistas sobre o problema da Amazônia, mas esqueceram de perguntar a quem realmente conhece de perto a realidade da região.

— Nenhum amazônida derruba um pé de árvore simplesmente porque quer. Derruba porque necessita alimentar-se, alimentar sua família. Nenhum ribeirinho vai para o garimpo porque quer. Vai porque é a única possibilidade de ganhar o dinheiro dele. Só encontraremos uma solução definitiva para a preservação da Amazônia quando pararmos de tapar os olhos para essa realidade e enfrentarmos esse problema — disse.

Para ele, falar que as florestas precisam ser preservadas é simples, o difícil é ir além do discurso ambientalista e encontrar soluções concretas para as necessidades reais das 20 milhões de pessoas que vivem na região. Ele lembrou que apesar de os amazônidas viverem no pedaço de terra mais rico da região, muitos vivem na pobreza extrema. Para Telmário, é possível explorar os potenciais econômicos de forma sustentável e mudar a realidade de muitos que vivem na Amazônia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)