Programa de Defesa Cibernética será debatido na CRE

Da Redação | 03/09/2019, 17h05

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) realiza nesta quinta-feira (5), às 9h30, audiência pública para debater o Programa de Defesa Cibernética, a cargo do Ministério da Defesa. A reunião foi requerida pelos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Esperidião Amin (PP-SC).

Na audiência, será debatido o planejamento estratégico, a avaliação do planejamento e da execução orçamentária, e as necessidades e cenários de financiamento relacionados ao setor cibernético de defesa nacional. Os senadores também querem discutir a implementação de medidas definidas em 2014, a atuação a partir dos resultados já verificados, e possíveis ameaças e atualizações do sistema de controle de informações vinculados ao Exército.

“O setor cibernético é, ao lado do espacial e do nuclear, setor estratégico para a defesa do país, o que requer seu fortalecimento, aperfeiçoando dispositivos de segurança e adotando procedimentos que diminuem a vulnerabilidade dos sistemas que possuam suporte de tecnologia da informação e comunicação”, justificou Esperidião Amin no requerimento.

Foram convidados para participar do debate o comandante de Defesa Cibernética, general de Divisão Guido Amin Naves; a representante do Comando da Marinha do Brasil, contra-almirante Luciana Mascarenhas da Costa Marroni; representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), coronel Arthur Pereira Sabbat; e representantes do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica.

Indicação de autoridade

Para a segunda parte da audiência, está prevista a apresentação de relatórios sobre a indicação de dois diplomatas para representação brasileira no exterior. O senador Humberto Costa (PT-PE) é relator da mensagem que indica o diplomata Lineu Pupo de Paula para o cargo de embaixador do Brasil na Bósnia e Herzegovina.

Para exercer o cargo de embaixadora do Brasil junto à República Cooperativa da Guiana, foi indicada a diplomata Maria Clara Duclos Carisio. O relator da indicação é o senador Chico Rodrigues (DEM-PR).

Sabatinas

Pelo protocolo da CRE, os relatórios que tratam da indicação de diplomatas para a chefia de embaixadas sempre são apresentados em datas diferentes da sabatina. Cabe agora ao presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), definir a data da reunião de aguições com os indicados.

A audiência será interativa e acontecerá no plenário 7, Ala Senador Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado Federal.

Maria Helena sob supervisão de Paola Lima

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)