Frente parlamentar de apoio à família militar é aprovada na CRE

Da Redação | 29/08/2019, 12h59

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (29) a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Família Militar. Para isso, os senadores da comissão aprovaram projeto de resolução (PRS 9/2019) que segue agora para análise do Plenário do Senado, em regime de urgência. A iniciativa de criar a frente parlamentar foi do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). A proposta teve apoio do relator, senador Marcos do Val (Podemos-ES).

A frente terá como objetivo principal acompanhar a tramitação de projetos no Senado e na Câmara que tratem de assuntos de interesse dos militares. Segundo o projeto de resolução, o grupo de deputados e senadores deverá defender os interesses da corporação, sejam relacionados a militares das Forças Armadas, quanto a militares que integram forças nos estados e municípios, como são o caso de polícias e corpos de bombeiros militares, incluídos os da ativa, da reserva, reformados, pensionistas, ex-combatentes e respectivos dependentes.

O texto inclui no conceito de "família militar" os profissionais das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), os policiais militares e os que servem junto aos corpos de bombeiros militares ou brigadistas militares, como são chamados em alguns estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)