Para Marcos Rogério, Amazônia requer 'mais ação e diplomacia e menos guerra'

Da Rádio Senado | 27/08/2019, 19h06

Sobre as queimadas e o desmatamento na Amazônia,  o senador Marcos Rogério (DEM-RO) ponderou nesta terça-feira (27), em Plenário, que de um lado, é necessário fazer a defesa da soberania brasileira e, do outro, é preciso reconhecer que a região é um bem ambiental que interessa a todo o mundo.

O parlamentar considerou não ser razoável reclamar contrapartida requerida das nações ricas do mundo, de suas exigências de preservação da biodiversidade amazônica e, ao mesmo tempo, rejeitar a ajuda internacional justamente para preservar as riquezas ambientais. Isso só se justificaria, segundo Marcos Rogério, se tal contribuição pusesse em risco a nossa soberania ou se houvesse motivos não declarados que ferissem o interesse nacional.

— Neste momento, a Amazônia e o Brasil precisam de mais ações e menos discurso, mais diplomacia e menos guerra. Guerra ideológica, guerra comercial, guerra política, de oportunismo. Não! Nós não queremos essa guerra. Não interessa ao Brasil e, muito menos, interessa à Amazônia.

O senador se disse contrário à ideia de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Para ele, isso prejudicaria o interesse nacional, a soberania nacional e o interesse regional dos estados amazônicos. Acrescentou que o momento é de maturidade, serenidade e de responsabilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)